segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Breve história da música no (vale do) Acre - VII*


Os anos 80 trouxeram os FAMPs e os Festivais do Amapá, a música de protesto e o engajamento político das artes acreanas. Tempos difíceis, mas extremamente férteis que marcaram toda uma geração.


Em 1974, ano de Copa do Mundo, chegou ao Acre a televisão, ainda que tardiamente, promovendo uma maior integração cultural com o restante do país e incorporando atividades consagradas regionalmente como os programas de auditório que rapidamente passaram a acontecer também na televisão. Porém, lembram alguns saudosistas de plantão, que a chegada da televisão também provocou uma certa deterioração no antigo costume das famílias de se reunirem nas calçadas, no fim da tarde, para conversar e comentar as ultimas novidades. O antigo modo de vida acreano parecia então definitivamente superado.

Um novo e fundamental impulso na musica acreana só voltaria a ocorrer no início dos anos 80 com a retomada dos festivais. Mais uma vez a realização dos festivais acreanos deve ser atribuída às influencias que vinham do Rio de janeiro, ou de outras partes do Brasil, apesar de apresentar diversos aspectos que os configuram como fenômeno regional com características próprias. Não podemos descartar também influencias do Festival de Woodstok e do movimento estudantil que procurava meios para veicular seus protestos contra o Regime Militar então vigente.

Não por coincidência, o primeiro Festival Acreano de Musica Popular, ou FAMP como ficou amplamente conhecido a partir de então, ocorreu por iniciativa de pessoas ligadas à UFAC, em 1980. Este primeiro FAMP aconteceu na sede do Vasco da Gama e teve enorme repercussão, inclusive pela apresentação especial realizada por Sérgio Souto que, apesar de acreano, estava trabalhando sua carreira no Rio de Janeiro. Essa apresentação possuía uma dupla importância, primeiro porque demonstrava a possibilidade dos músicos acreanos conquistarem seus espaços na musica popular brasileira e depois porque se adiantava, de certa forma, aos festivais da Shell, que tiveram enorme repercussão nacional, onde Sérgio Souto cantaria a mesma musica que já havia apresentado não-competitivamente no primeiro FAMP: “Minha Aldeia”.


Nos anos seguintes ocorreram outros FAMPs, que completou em 1997 a sua décima edição. Ou seja, a realização dos FAMPs não aconteceu de forma contínua: ocorreram em 1980 e 1981, parou em 1982, voltou em 83, dando uma nova parada por questões financeiras até 1985 e assim por diante até os dias de hoje.

Antes mesmo de falar das consequências que os FAMPs tiveram sobre a musica acreana é preciso lembrar que a partir de 1983 esse movimento foi engrossado pela realização dos Festivais do Amapá, tornando a década de 80, fundamental para a atual identidade da musica acreana.


Impossível, embora necessário, seria nos dedicarmos aqui a percorrer a história de cada um dos FAMPs e dos Festivais do Amapá. Só assim, talvez, pudéssemos demonstrar um pouco da verdadeira revolução cultural que esses festivais representaram para a cultura acreana. Como teremos que nos contentar com sua caracterização genérica, mostra-se preciso lembrarmos do momento sócio-econômico pelo qual passava o Acre.


Os anos 70 haviam sido extremamente cruéis para a sociedade acreana. A implantação de um novo modelo econômico para no Acre, com a substituição dos seringais pelos grandes latifúndios pecuaristas, trouxe radicais transformações para quase todos os setores da sociedade, especialmente para os menos favorecidos. 

Essa história é bem conhecida e não precisamos aprofundá-la demasiadamente. Basta lembrar do fechamento dos seringais, da chegada dos “paulistas” ao Acre, da implantação das fazendas de gado, da expulsão de milhares de seringueiros de suas colocações, do inchaço das cidades com a formação de inúmeros bairros periféricos e miseráveis, do acirramento das relações entre seringueiros e latifundiários e o consequente enfrentamento dai advindo, dos poucos resultados econômicos obtidos, para realçar o conturbado contexto vivido no Acre então.

Assim, os anos 80 encontraram um Acre que tentava se reestruturar. Um contexto social onde se mostrava necessário rever os modelos estranhos e prejudiciais à região, onde se tornava mais que importante, essencial, estabelecer discussões ambientais, políticas, econômicas e culturais. Nada podia ser melhor, diante de tal situação, para dar voz à sociedade do que os festivais, onde as opiniões e as necessidades da sociedade podiam ser gritadas, tanto quanto cantadas.


Com efeito, foi nos festivais que toda uma nova geração de músicos acreanos despontou no cenário cultural acreano. Àqueles músicos que desde os anos 60 e 70 vinham produzindo e divulgando a musica no Acre, como Crescêncio Santana, Da Costa, os irmãos Gallo, os irmãos Mansour, Geraldo Leite, juntaram-se inúmeros jovens que produziam, não só musica, mas poesia, informação, idéias, comportamentos e opiniões. Nomes como Pia Vila, Felipe Jardim, Damião Hamilton, Sérgio Taboada, Antônio Manoel, Narciso Augusto, Beto Brasiliense, João Veras, Maués, Jorge Carlos, Bacurau, Tião Natureza, e tantos outros que poderia resultar injusto tentar enumerá-los aqui.

*Texto publicado originalmente na Revista Registro Musical, FGB, 1996

Nenhum comentário:

Postar um comentário