quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Recortes aleatórios da política

Já que hoje é dia de eleição que tal darmos uma olhada em alguns acontecimentos antigos da história política acreana, ainda na época em que nem havia eleições para o Governo do Território Federal, pinçados das páginas dos jornais.

Empreza, 11 de julho de 1907 - Anniversário do Exm° Sr. Prefeito do Departamento - O Capitão Domingos Jesuino de Albuquerque Junior.
O Acre - Órgão dos interesses Acreanos, 28 de julho de 1907, Cidade de Xapury

A PASSAGEM DO GOVERNO NO PALÁCIO RIO BRANCO.
Verificou-se, às 7,30 da manhã, o ato da passagem da administração do Território que não se revestiu de grande solenidade. O Governador Hugo Carneiro tomando da palavra declarou ao 1. Vice - governador João Câncio Fernandes.
O ACRE- Orgão Official, 6 de julho de 1930, Rio Branco.

O INTERVENTOR DO ACRE
Está confirmada a alvissareira notícia de haver sido nomeado para o cargo de Interventor deste Território o distinto advogado Dr. Francisco de Paula Assis Vasconcelos, grande proprietário de seringais nesta região, onde tem residência efetiva desde 1913.
... Nomeação feita sob indicação do invicto revolucionário General Juarez Távora,...
O ACRE - Orgão Official, 30 de Novembro de 1930, Rio Branco

O NOVO INTERVENTOR FEDERAL NO TERRITÓRIO.
Desde o dia 21 deste mês acha-se o Território sob o governo do exmo. Sr. Dr. José Moreira Brandão Castelo Branco Sobrinho, nomeado Interventor Federal pôr ato de 15 de agosto último do exmo. Sr. Dr. Getúlio Vargas. Magistrado aposentado com mais de 25 anos de serviços prestados à Justiça acreana, cidadão possuidor de adamantinas qualidades cívicas, morais e intelectuais (...).
O ACRE - Orgão Official, 30 de setembro de 1934, Rio Branco

O NOVO INTERVENTOR DO ACRE .
Consoante estava esperado chegou na manhã de 14 do corrente a esta capital, a bordo da chata Nictheroy, o novo Interventor Federal no, exmo. Sr. Dr. Manoel Martiniano Prado, nomeado para esse importante cargo pôr ato de 11 de fevereiro último, do exmo. Sr. Presidente da República.
O ACRE - Orgão Official, 1935, Rio Branco

GOVERNADOR EPAMINONDAS MARTINS.
Na noite de quinta feira, realizou-se um animado baile popular com distribuição dos doces e gelados aos convivas, no alojamento das praças, no Quartel da F.P.T.A ., achando-se ali presentes o exmo. Sr. Dr. Epaminondas Martins, Governador do Território, cercado de altas autoridades judiciárias e militares, além de todos os auxiliares de sua administração, famílias e elevado número de pessoas, representantes de várias classes sociais.
O ACRE - Orgão Official, 11 de abril de 1937, Rio Branco

O ACRE VAI RECEBER O SEU NOVO GOVERNANTE. (COM FOTO)
Pelo avião da Condor de quinta-feira próxima, 21 do corrente, chegará a esta capital o senhor Capitão Oscar Passos, nomeado Governador do Território do Acre, pôr ato de 24 de julho último, do Exmo. Sr. Presidente da República.
O ACRE - Orgão Official, 18 de agosto de 1941, Rio Branco

OBRAS E REALIZAÇÕES.
S. Excia. o Sr. Governador Silvestre Coelho dá início ao plantio da seringueira.
“Aquele que plantar seringueira será meu amigo, porque está trabalhando pelo desenvolvimento do Acre.”
O ACRE - Orgão Official, 21 de fevereiro de 1943, Rio Branco

“CREIO NO ACRE E NOS ACREANOS”
Assim falou o Major Guiomard dos Santos ao ser empossado no Governo do Território.
A posse do major Guiomard dos Santos revestiu-se de grande solenidade, com a presença de grande massa popular.
O ACRE - Orgão Official, 23 de maio de 1946, Rio Branco

TEM NOVO GOVERNADOR O TERRITÓRIO DO ACRE.
O Ten. Cel. Amilcar Dutra de Menezes, nasceu a 30 de agosto do ano de 1908, contados pois, 42 anos de idade. (...) É reformado no posto de Tenente Coronel.
O ACRE - Orgão Official, 8 de abril de 1951, Rio Branco

A mensagem na qual o Exmo. Sr. Dr. João Kubitschek de Figueiredo, comunica ao povo acreano, (Rio - 25 de março de 1953), que se exonerou do cargo de Governador deste Território, causou surpresa e grande pesar em todos os círculos sociais desta capital.
O ACRE - Orgão Official, 29 de março de 1953, Rio Branco


José Augusto discursando para a população em frente ao palácio Rio Branco, 01 de março de 1963, Ac.: CDIH/UFAC

PROMULGADA A CONSTITUIÇÃO ACREANA E EMPOSSADO O GOVERNADOR CONSTITUCIONAL. PROF. JOSÉ AUGUSTO DE ARAÚJO.
No dia 1° deste mês em Rio Branco, capital do Estado do Acre, realizou-se a promulgação da Constituição Acreana e a posse do governador eleito, Prof. José Augusto de Araújo.
O JURUÁ, 10 de Março de 1963.

Nenhum comentário:

Postar um comentário