quarta-feira, 20 de abril de 2011

Nossa Senhora do Acre

Ainda tratando da espiritualidade acreana, uma mudança radical de tema nos leva a perguntar: Como o quadro de Nossa Senhora da Seringueira pintado por um boliviano veio parar no Acre? Porque não há notícias sobre esse quadro e sua captura nos documentos da Revolução Acreana? De que forma o quadro foi levado ao Rio de Janeiro, de onde seria contrabandeado para os EUA? Mistérios há que, talvez, seja melhor não desvendar...

O Pintor desconhecido
“O Coronel João Rola, o Major Brandão e o Coronel Hipólito Braga diziam que, conforme afirmavam os antigos, a imagem fora pintada por um índio boliviano que alegava ter visto Nossa Senhora segurando na mão um ramo de seringueira. O céu realmente foi pintado por um artista. Quem foi ele? No pé esquerdo do quadro, apenas as iniciais L.P.”
Fragmento de texto do Padre José

A Captura da Santa
“Disseram também que este quadro surgiu quando os bolivianos, para enganar os brasileiros de Plácido, fizeram uma procissão com o quadro, ali por perto da Gameleira e, de surpresa, iriam atirar por detrás da imagem e pegar nossos patrícios católicos de surpresa. Mas Plácido não acreditou na súbita religiosidade dos adversários e pedindo perdão à Mãe de Jesus mandou balas para lá, atingindo a tela, como se pode verificar olhando a pintura. Tudo acabou numa vitória dos nossos, sem quase perdas de vidas e com a posse do quadro.”
Fragmento de texto do Padre José

Outra versão - Fronteiras em Guerra
Logo depois da grande vitória da Volta da Empreza (atual Rio Branco), em 15 de outubro de 1902, Plácido recebeu noticias sobre movimentações de tropas bolivianas nos rios Órton, Thauamano e no Abunã. Ousado, decidiu então se internar na Bolívia para cortar as linhas de abastecimento do inimigo.
Assim, em 18 de novembro, Plácido e seu exército de seringueiros atacou Santa Rosa, importante ponto de abastecimento boliviano no Abunã. Depois marchou para Costa Rica onde atacou os bolivianos no dia 08 de dezembro de 1902, dia de N. S. Senhora da Conceição. E é o próprio Plácido que conta que: “A 8 contramarchamos conduzindo armas, munições, archivos, etc. da guarnição tomada e a 10 chegamos novamente em Xapury.”
Teria sido nessa ocasião, e não em Rio Branco, que o quadro de N. S. da Seringueira foi aprisionado? Ainda não foram encontrados registros seguros nem de uma, nem de outra versão...

Frei Peregrino e o Contrabando da Santa
“O coronel João Donato de Oliveira, um dia nos revelou que na Embaixada dos Estados Unidos, no Rio de Janeiro, havia uma imagem de Nossa Senhora, que fora tomada na Revolução Acreana, e que estava sendo desviada para aquele país por um funcionário da embaixada.
Frei Peregrino tomou ciência do fato e dirigiu-se à embaixada onde tratou da historia do quadro. O embaixador admirou-se que pessoal da embaixada estivesse envolvida com isso e mandou que a pintura fosse entregue ao missionário reclamante. Foi cedido o avião do próprio embaixador, e o adido naval dos Estados Unidos veio pessoalmente a Rio Branco trazer a preciosa carga.
Fragmento de texto do Padre José

Nossa primeira padroeira
A história de Rio Branco com Nossa Senhora da Conceição começou muito cedo. Nem bem o Acre se tornara Território Federal e a Villa Rio Branco sede do governo do Alto Acre, os moradores da cidade se reuniram para construir nossa primeira igreja. Foi assim erguida a Capela de N. S. da Conceição, que passou a ser considerada a padroeira de Rio Branco.
Não se sabe ao certo a data de sua construção. Os documentos acerca deste acontecimento nos dão duas informações contraditórias. A publicação de uma foto da fixação do primeiro esteio da Capela no Álbum de Rio Acre, editado em 1907, faz pensar em 1905 ou 06. Entretanto um registro do livro de tombo da Prelazia dá notícia que ela teria sido erguida em 1908. O certo é que até a construção da Igreja de São Sebastião na rua Epaminondas Jácome (1º Distrito), ela permaneceu sendo o lugar da fé acreana.

Nossa Senhora do Acre
A devoção do povo de Rio Branco à N. S. da Conceição era tanta que as festas realizadas anualmente logo se tornaram o mais importante evento religioso de todo o vale do rio Acre. Não demorou muito e Nossa Senhora da Conceição passou a ser considerada padroeira de todo o Departamento e, já a partir de 1910, chegou mesmo a ser tratada como Padroeira de todo o Acre.
Ainda assim, a antiga capela de madeira, construída espontaneamente pelos moradores de Rio Branco, foi mantida por muitos anos, só sendo substituída pela atual Igreja da Imaculada da Conceição, em 1948. E com a construção da Catedral no 1º Distrito, a padroeira da cidade passou a ser Nossa Senhora de Nazaré.

Obs: Estes textos integram a exposição montada na capela de madeira do Parque Capitão Ciriaco onde está exposto para visitação pública o histórico quadro da Nossa Senhora da Seringueira.


Obs: Não consegui hoje postar as fotos deste artigo, vou tentar de novo mais tarde, mas como já to atrasado por demais com as postagens, vai assim mesmo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário